clinica geral 2.jpg

Você pode dar tchau àquele tratamento de canal extremamente demorados e cansativos. Conclua o seu tratamento endodôntico em apenas uma seção com maior conforto e segurança.

Tratamento de Canal do Dente

A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal do dente, pois estuda a polpa do dente, ou seja, aquela camada mais interna, onde se encontra o que popularmente é chamado de “nervo do dente”. O tratamento endodôntico é realizado para reparar e salvar, quando possível, dentes muito danificados ou infectados. Assim, podemos também prevenir ou sanar dores e desconfortos provenientes desta contaminação.

Quando o tratamento de canal dentário é necessário?

• Quando há presença de cárie profunda que atinge a polpa do dente, podendo levar à inflamação ou necrose;

• Quando há presença de lesão periapical, que pode ser identificada radiograficamente;

• Em casos mais graves de trauma e/ou fratura dental por queda ou mesmo por desgaste causado pelo bruxismo;

• Em casos de sensibilidade aguda, que não foram solucionados com as outras alternativas terapêuticas;

• Por necessidades protéticas.

Como é feito o tratamento de canal?

Para realizar o tratamento de canal de forma eficaz, é necessário remover toda a polpa do dente, inclusive aquela presente nos canais que acompanham o desenho da raiz. O profissional irá realizar uma limpeza e desinfecção criteriosa desta estrutura, para remover todos os micro-organismos ali presentes, e então preencher com um material específico para este fim. Desta forma, é realizado o selamento do canal do dente, para que não ocorra nenhuma infecção posterior. Para finalizar e devolver função ao dente, é necessário realizar uma restauração dentária, cuja técnica será planejada pelo dentista de acordo com a necessidade.

Tratar o canal dos dentes dói?

Todo o procedimento do tratamento de canal dentário é realizado sob o efeito de anestesia local, o que impede que o paciente sinta dor durante o atendimento. Mas, como é de amplo conhecimento, a inflamação do canal do dente provoca dor intensa e pode ocasionar até mesmo, um abscesso na região afetada. O tratamento endodôntico é realizado justamente para solucionar este problema ou ainda impedir que o paciente chegue a sentir essa dor em algum momento. Por este e tantos outros motivos, as consultas de prevenção com o seu dentista são tão importantes.

Com o avanço da tecnologia, os procedimentos odontológicos permitem maior controle, segurança e qualidade nos preparos endodônticos, proporcionando, mesmo para aqueles casos mais complexos, em um procedimento menos cansativo e doloroso para o paciente. Além disso, graças ao sistema rotatório, uma tecnologia adotada para a realização destes procedimentos com maior efetividade, é possível tratar o canal do dente de forma mais rápida. A grande maioria dos casos são finalizados em uma única seção e com menor ocorrência de desconforto após o procedimento.