top of page

Implantes Dentários 

onde-sao-fabricados-os-implantes-640x354

Os implantes dentários valorizam a estética, beneficiam a fala e restabelecem a correta mastigação, distribuindo melhor as cargas mastigatórias, evitando assim, complicações na articulação temporomandibular. Contamos com cirurgiões dentistas que podem devolver o seu sorriso com conforto e segurança!

Implante Dentário 

O implante dentário se trata de um pequeno parafuso de titânio que é instalado no tecido ósseo, na região do dente ausente. Este parafuso tem a função similar à da raiz do dente perdido: ele sustenta a coroa artificial (parte do dente que aparece na boca) e dissipa as cargas provenientes da mastigação.

Indicações e contra indicações

Os implantes dentários são a melhor opção para repor um ou mais dentes. Nos casos em que não há tecido ósseo suficiente para sustentar o implante, a técnica se torna inviável. Podemos então, associar a instalação do implante a outros procedimentos, tais como os enxertos ósseos, o levantamento de seio maxilar ou ainda o uso de implantes pequenos o suficiente para a limitada quantidade óssea encontrada. Essas possibilidades dependerão de uma minuciosa análise e planejamento, que serão realizados pelo nosso cirurgião especialista. Porém, é necessário lembrar que há alguns fatores que podem diminuir o índice de sucesso da instalação dos implantes, tais como o tabagismo, o diabetes e a doença periodontal.

Como é feito o implante dentário

Para realizar o planejamento do caso, é necessário, além da avaliação clínica, ter em mãos alguns exames complementares, como imagens radiográficas, tomografia computadorizada e exames de sangue. Desta forma, é possível saber qual a melhor localização para cada implante e certificar-se também sobre a saúde do paciente, na intenção de prever como será o processo de cicatrização e aceitação deste novo componente no organismo.

Com o planejamento em mãos, podemos dar início à cirurgia de instalação da peça de titânio no tecido ósseo. A duração desta cirurgia pode variar conforme a quantidade e localização dos implantes necessários, mas, apesar do que muitos pensam, trata-se de um procedimento simples e de pouca manipulação tecidual, o que proporciona um melhor pós operatório. Uma vez instalado, é necessário aguardar um processo de cicatrização que chamamos de osseointegração, quando o tecido ósseo “abraça” as espiras do implante, proporcionando uma fixação ideal, capaz de receber as cargas mastigatórias sem causar nenhum dano ao organismo. Este período pode variar de 21 a 120 dias, quando será realizado um segundo tempo operatório, bem mais simples que o primeiro, onde acontecerá a troca da peça que protege o implante por outra que chamamos de cicatrizador.

Após estes procedimentos, podemos dar início à fase protética. Neste momento, será confeccionada uma coroa sobre o implante que atenda às necessidades estéticas e funcionais, ou seja, uma cópia fiel do dente natural. Para isso, é necessário realizar uma moldagem detalhada e algumas consultas de prova do dente ou dos dentes em questão.

Cuidados após realizar um implante de dente

A implantação de dentes artificiais é um procedimento altamente eficaz, mas para alcançar o sucesso do tratamento, é necessário tomar alguns cuidados. Logo após a cirurgia, é muito importante realizar a aplicação de compressas de gelo na região, o uso correto da medicação prescrita e seguir uma dieta que dispensa alimentos duros e quentes durante os primeiros dias. Durante o período de osseointegração (até que seja realizado o segundo tempo operatório) é importante evitar mastigar sobre a região e, se possível, não fumar, pois o calor e a nicotina dificultam a cicatrização do tecido ósseo.

Para garantir a longevidade dos implantes, é necessário que o paciente cuide dos dentes artificiais da mesma maneira que deve cuidar dos dentes naturais, pois os implantes também podem sofrer de doenças gengivais e perimplantares que levam à perda da estrutura óssea ao seu redor, podendo chegar à necessidade da remoção do componente.

Faça uma avaliação com nossos profissionais e saiba qual o melhor tratamento para o seu caso.

bottom of page