top of page

Odontopediatria

Criança escovar os dentes 2

A odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. O profissional desta área promove a prevenção das doenças bucais e também trata das patologias específicas da fase de desenvolvimento do pequeno paciente. De forma lúdica, o especialista realiza os procedimentos necessários com a colaboração da criança, evitando aquelas experiências traumáticas das quais tanto ouvimos falar.

​

Odontopediatria

​

O dentista de crianças se preocupa em orientar corretamente os pais e responsáveis, motivar e condicionar a criança para então realizar os procedimentos necessários de forma confortável e segura, utilizando sempre uma conduta adequada para cada faixa etária, evitando assim, traumas e inseguranças que possam ser carregados até a fase adulta.

​

Quando iniciar o tratamento

​

O tratamento odontológico do bebê deve começar ainda na barriga da mamãe em uma consulta que chamamos de pré natal odontológico. É muito importante que a mamãe tire suas dúvidas e tenha todas as informações necessárias sobre os cuidados que deve tomar em cada fase de desenvolvimento da criança, além é claro, de manter a sua própria saúde bucal em dia, para evitar possíveis complicações durante a gestação como dores indesejadas e até mesmo o parto prematuro.

Após o nascimento, as visitas do bebê ao odontopediatra devem iniciar com seis meses de vida, quando surgem os primeiros dentinhos.

​

O tratamento dói?

​

A maioria dos procedimentos em odontopediatria não causa nenhum tipo de dor ou desconforto, algumas crianças choram por que elas têm medo ou não estão habituadas ao ambiente do consultório. Com algumas consultas de condicionamento, é possível contar com a total colaboração do pequeno, sem provocar qualquer trauma durante os atendimentos.

Para aqueles procedimentos que podem provocar dor, contamos com a anestesia computadorizada, um equipamento moderno que é capaz de anestesiar o dentinho sem que o paciente sinta nem mesmo a picadinha. 

É importante lembrar que quanto mais cedo for identificado o problema, mais fácil e indolor se torna o tratamento, por isso, é muito importante realizar a prevenção com visitas periódicas ao dentista pediátrico.

​

A importância de tratar os dentes de leite

​

Os dentes de leite, ou decíduos, apesar de serem temporários, devem receber os mesmos cuidados que os dentes permanentes. São eles que preparam a criança para receber os dentes definitivos além de executarem funções essenciais. Como gostamos de dizer, os dentes de leite são a “sementinha” do dente permanente e eles devem receber muita atenção e cuidado para dar frutos bonitos e saudáveis.

Os pequenos dentinhos são responsáveis pela manutenção dos espaços necessários para que os dentes permanentes irrompam na posição correta, eles servirão de guia para a nova erupção dentária, evitando assim, problemas de maloclusão. Dentes decíduos livres de cáries e doenças gengivais criam um ambiente saudável para os dentes permanentes, além de contribuir para uma melhor saúde da criança.

​

Dente de leite tem canal?

​

Sim, dente de leite tem canal e muitas vezes precisa ser tratado. O dente decíduo, assim como o permanente, tem raiz e no seu interior existe um canal por onde passam nervos e vasos sanguíneos, que chamamos de polpa do dente. Por isso, quando a cárie está avançada, a criança pode sentir dor neste dentinho. Além disso, o dente permanente está sendo formado muito próximo desta raiz e pode ser afetado caso haja algum trauma ou infecção no dente decíduo. Sendo assim, é muito importante tratar o canal do dentinho caso seja esta a indicação, desta forma, solucionamos a infecção e a dor, e ainda garantimos a erupção de dentes permanentes fortes e saudáveis!

Agende uma consulta com um de nossos odontopediatras e não deixe de cuidar da saúde bucal dos seus pequenos. Afinal, o sorriso deles completa o nosso!

bottom of page