Nosso.espaçp.5-4.png

Periodontia. As doenças da gengiva (gengivite) e do periodonto (periodontite) podem gerar muitas complicações para a sua saúde, podendo levar inclusive, a perda do dente afetado. Entenda um pouco mais sobre esta doença e saiba como se prevenir.

O que é periodontia?

​

Periodontia é  a especialidade da odontologia que trata dos tecidos que circundam os dentes, como a gengiva, o tecido ósseo e ligamentos periodontais.

Doenças do periodonto

​

Quando o paciente não realiza uma higiene bucal corretamente e deixa de visitar o seu dentista para manutenção da profilaxia profissional, a placa bacteriana se acumula ao redor dos dentes e pode evoluir para o que chamamos de tártaro dentário ou cálculo gengival. Ali, as bactérias “fazem a festa” originando um processo inflamatório. Quando este processo se limita ao tecido gengival, chamamos de gengivite. Caso a gengivite não seja corretamente tratada, ela pode evoluir para um quadro de periodontite, quando há envolvimento do tecido ósseo, o que desencadeia um processo de reabsorção e leva a falta de sustentação do dente. Nestes casos, há mobilidade dental podendo, até mesmo, haver necessidade de extração deste elemento afetado.

Além do acúmulo do biofilme dental, a doença periodontal pode ser agravada por fatores como o fumo, estresse, medicamentos, mudanças hormonais, fatores genéticos, diabetes, osteoporose e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

​

Sinais e sintomas de gengivite e periodontite

• Sangramento gengival;

• Aspecto avermelhado;

• Inchaço do tecido gengival e sensibilidade à palpação;

• Alteração do formato que a gengiva apresenta ao redor dos dentes;

• Mau hálito;

• Gosto desagradável na boca;

Nos casos de doença periodontal, a gengiva descola dos dentes mais que dois milímetros, formando uma bolsa periodontal, uma cavidade cheia de bactérias que facilita o acúmulo de restos de alimentos o que agrava ainda mais o processo inflamatório. A alteração no posicionamento dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, dores na gengiva e presença de secreção purulenta, são sintomas que podem estar presentes nos casos mais graves de doença periodontal e precisam de tratamento e controle rigorosos.

​

Tratamento de gengivite e periodontite

​

Para reduzir o processo de inflamação, é necessário eliminar as bactérias causadoras dessa agressão nas estruturas ao redor do dente. Sendo assim, o profissional irá avaliar o caso e, se necessário, solicitará alguns exames específicos para este quadro. Desta forma, será possível elaborar o melhor plano de tratamento de periodontite, que poderá constituir-se desde uma profilaxia profissional, até mesmo uma raspagem subgengival ou ainda uma cirurgia de acesso para a completa remoção dos agentes agressores.

O tratamento de gengivite deve ser realizado pelo dentista, em consultório e com os equipamentos específicos para cada caso, porém, a colaboração do paciente é muito importante. Ele deve seguir as orientações do profissional e dedicar-se na higienização bucal, realizando uma correta técnica de higiene com escovas e fio dental. Além disso, é importante realizar visitas periódicas para a manutenção da profilaxia profissional.

Aqui você encontra profissionais especializados em periodontia e altamente capacitados para solucionar o seu problema. Agende a sua consulta!