Rugas de Expressão

R412bf6841758e9e617e405c8df0d2393.jpg

Com medicamentos especificos conseguimos interferir diretamente no funcionamento dos músculos, realizando a inibição da contração muscular. Quando ela é aplicada os músculos envolvidos são bloqueados. Para aplicação no caso de bruxismo, realizamos o procedimento por plano de sáude.

O que é, para que serve e como funciona

É uma substância que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como microcefalia, paraplegia, bruxismo e  espasmos musculares, isso porque é capaz de impedir a contração muscular e atua promovendo a paralisia temporária do músculo, o que ajuda a reduzir os sintomas relacionados com essas situações.

Além disso, como atua inibindo estímulos neuronais relacionados com a contração muscular,  é também muito utilizado como procedimento estético, principalmente para diminuir a rugas e marcas de expressão. Após a aplicação a região fica 'paralisada' por aproximadamente 6 meses, mas é possível que seu efeito comece a diminuir um pouco antes ou depois, dependendo do local, sendo preciso uma nova aplicação para a manutenção dos resultados.

É uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum e, por isso, o seu uso deve ser feito apenas sob indicação por profissionais qualificados, pois assim é possível que seja feita uma avaliação completa de saúde e possam ser avaliados os riscos relacionados com o uso dessa toxina.

Para que serve

Pode servir para diversas situações, no entanto é importante que seja feito sob orientação do profissional, isso porque grandes quantidades desse medicamento podem ter o efeito contrário do desejado e promover a paralisia muscular permanente, caracterizando a doença botulismo.

Assim, algumas situações que o uso em pequenas quantidades pode ser recomendado pelo profissional são:

• Controle do blefaroespasmo, que consiste em fechar os olhos de forma vigorosa e descontrolada;

• Redução da sudorese, em caso de hiperidrose ou bromidrose;

• Correção do estrabismo ocular;

• Controlar o bruxismo;

• Espasmos faciais, conhecidos como tique nervoso;

• Redução da salivação excessiva;

• Controle da espasticidade em doenças neurológicas como microcefalia.

• Diminuição da dor neuropática;

• Relaxar uma contração muscular excessiva devido ao AVC;

• Diminuição dos tremores em caso de Parkinson;

• Combater a gagueira;

• Alterações na região da articulação temporomandibular;

• Combater a dor lombar crônica e em caso de dor miofascial;

• Incontinência urinária causada pela bexiga nervosa.

Além disso, a aplicação é bastante popular na estética, sendo indicado para promover um sorriso mais harmonioso, diminuindo a aparição da gengiva, e para tratar rugas e linhas de expressão. É importante que o uso na estética seja feita sob orientação do dermatologista ou outro profissional capacitado para aplicação da toxina, pois assim é possível obter um resultado mais satisfatório.